Culture Robot 4.0

Desde o último dia 31 de outubro começou em Porto Alegre o Festival Arte.Mov, arte em mídias móveis/2010, evento que acontece em várias capitais brasileiras com diferentes formatos. Entre as várias atividades destaco o Workshop Culture Robot com o paulista Ricardo Palmieri, que montou aqui a 4a versão de um projeto que ele e o croata Kruno Jost vêm realizando pelo mundo afora. A idéia é montar mapas alternativos que se sobreponham aos mapas georreferenciados do Google e afins, criando pontos de interesses na cidade, como espécies de ruídos, bolhas de afeto, guetos de cultura. A coisa toda vira uma grande instalação montada numa sala escura com um mapa projetado no chão. Os arquivos de imagens (produzidos por nós com câmeras de todos os tipos, inclusive de celulares, pinholes e etc.) são acionados por robôs ligados a sensores que disparam o material quando passam por cima dos pontos marcados no mapa, durante suas trajetórias aleatórias. Os robôs têm um pouco de flâneur, representam também muito do que fazemos nas nossas rotas diárias pré-programadas como se fossem roteiros de máquinas, além do sempre intrigante jeito como lidamos com todos os estímulos da cidade de forma seletiva.

O mais legal é que a proposta pode ser feita em diferentes plataformas, aparelhos e principalmente usando softwares livres de edição de imagens, como o Quase Cinema, Resolume entre outros.

Acima, foto do grupo do Workshop com Ricardo Palmieri (de camiseta preta, de pé na foto à esquerda) para edição dos vídeos da instalação de Culture Robot, no Festival ARTE.MOV em Porto Alegre. 02 de novembro de 2010. Fotos© Flavya Mutran

Aqui um vídeo da instalação funcionando em POA:

Para saber mais sobre o projeto do Palmieri e Kruno:

http://gentlejunk.net/projects/tiki-index.php?page=CultureRobot

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: