“Coletivo/Individual Kamara Kó” inaugura pauta de exposições na Galeria de Arte do CCBEU, em Belém/PA

Foi aberta na última quinta-feira, 26 de janeiro de 2012, a mostra “Coletivo/Individual Kamara Kó”, na Galeria de Artes do Centro Cultural Brasil Estados Unidos, em Belém/PA. A mostra inaugura a temporada de exposições da Instituição, e ao mesmo tempo reúne pela primeira vez a produção de 13 artistas cujos trabalhos dialogam com o vídeo, o desenho e a instalação, tendo como foco a fotografia. Em comum, além da imagem fotográfica, os treze artistas são  agenciados pela Kamara Kó Galeria, que desde 2011 apresenta-se como um novo espaço dedicado à difusão, exibição e comercialização da arte fotográfica da região, com o intuito de fortalecer ainda mais a linguagem audiovisual como meio de expressão artística.

Criada em 1991 e com sede em Belém, a Kamara Kó nasceu como uma agência de fotografias, e desde então vem colaborando com o desenvolvimento da diversificada e já bem conceituada produção fotográfica do Pará, com projetos e ações culturais que aliam pesquisa, documentação, geração de produtos editoriais, artísticos e educativos. Originária da língua Tupi dos índios Waiãpi (habitantes da fronteira Norte do Brasil), a expressão Kamara Kó significa amigos verdadeiros – irmãos. E é com esse espírito de união que a exposição “Coletivo/Individual” reúne pela primeira vez os trabalhos dos treze artistas que completam o time que a Galeria representa, dando início à temporada de exposições 2012 da Galeria de Arte do CCBEU.

Segundo a curadora, Marisa Mokarzel, “O real e o imaginário fundem-se, inseparáveis transformam o objeto fotografado […] se aproximando da pintura, se realizando no desenho, na instalação, no vídeo, transformando-se pela sobreposição, pelo insolar da película ou do papel sensível.”

Acima, vista dos três trabalhos da série There’s no Place Like 127.0.0.1 (2010), de Flavya Mutran, em exibição na Galeria do CCBEU. Foto: Pedro Cunha.

Os 13 artistas são: Alberto Bitar, Alexandre Sequeira, Anita Lima, Bob Menezes, Cláudia Leão, Danielle Fonseca, Flavya Mutran, Guy Veloso, Ionaldo Rodrigues, Keyla Sobral, Mariano Klautau Filho, Miguel Chikaoka e Pedro Cunha.

SERVIÇO:
Coletivo/Individual Kamara Kó
Visitação: de 2 de jan à 07 de mar de 2012, seg a sex, das 10h às 12h e de 13h30 às 19h30 e aos sábados de 09h às 12h.
Local: Galeria de Artes do CCBEU (Trav. Padre Eutíquio, 1309)
Mais Informações: CCBEU: (91) 3221.6143 / http://www.ccbeu.com.br
Kamara Kó: (91) 32614809 / http://www.kamarakogaleria.com/
Apoio: Fast Frame

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: