Algumas publicações em 2013

Em 2013, dois artigos, um ensaio e várias imagens das pesquisas recentes foram publicados em livro, revistas e anais de eventos e os compartilho nos links abaixo.

CSO’2013 – CRIADORES SOBRE OUTRAS OBRAS, em abril/2013 – Lisboa/Portugal.

O congresso CSO, organizado através de chamadas de trabalhos à escala internacional, acontece anualmente na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, com a proposta de reunir reflexões teóricas de artistas sobre as obras de outros artistas, que  testemunham a variedade da arte contemporânea e as novas identidades artísticas nos países emergentes, especialmente os do arco de expressão ibero-americano. O artigo “‘Grafotologias’: a arte de misturar escritas de Joan Fontcuberta” foi aceito completo e publicado  na revista GAMA N°2, sobre Estudos Artísticos (julho-dezembro 2013) pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa – Centro de Investigação e estudos das Belas-Artes. Aborda as relações entre a fotografia e os sistemas de comunicação a partir das obras do fotógrafo espanhol Joan Fontcuberta, que explora de maneira singular desde as contradições que cercam os avanços tecnológicos da era digital até os seculares processos de censura e negação da palavra associada à imagem.

Untitled2. 

Acima, detalhe da comunicação do artigo durante o Congresso CSO’2013, na FBAUL, em abril/2013 na cidade de Lisboa, em Portugal. Foto: Lauro Barbosa. Abaixo, o link com a versão digital da revista GAMA N°02, 2013, Vol. 1, n. 2, (julho-dezembro).

Untitled-1

Acesse a versão digital: http://issuu.com/fbaul/docs/gama2?e=0/1812088

22° ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS – ANPAP, em outubro/2013 – Belém/PA.

O artigo “Escrituras fotográficas no futuro analógico do pretérito digital”, foi aceito para comunicação e publicação nos anais do encontro anual da ANPAP, ligado às etapas de criação da série RASTER, da minha pesquisa de doutorado em Poéticas Visuais no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS (com BOLSA CAPES), o artigo  trata das relações entre a fotografia analógica e a digital e as implicações socioculturais geradas a partir desse contexto tecnológico serão analisadas segundo as ideias de Marshall McLuhan e Michel Frizot.

Slide 1

Comunicação no comitê de Poéticas Artísticas do 22° Encontro da ANPAP. Abaixo, o link com a versão completa do artigo.

Versão digital dos Anais do 22° Encontro da ANPAP: http://www.anpap.org.br/anais/2013/ANAIS/comites/pa/Flavya%20Mutran%20Pereira.pdf

PORTO ARTE N°32 REUNE ARTIGOS SOBRE AS QUESTÕES DOS MÚLTIPLOS NA ARTE, em dezembro/2013 – Porto Alegre/RS.

Acaba de ser lançado o N°32 da Revista PORTO ARTE, do Programa de Pós-graduação em Arte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob a coordenação geral da Profª Drª Maristela Salvatori, com artigos que tratam das inúmeras abordagens sobre processos e obras de Múltiplos na arte Contemporânea. O ensaio “Distopias anacrônicas: tensões construtivas entre imagem digital e artesanal”, escrito em parceria com o artista Jander Rama, mestre em Artes Visuais pelo IA/UFRGS. Os processos de construção de imagens que tomam o cruzamento como estratégia artística abarcam grande parte da produção atual em artes visuais. Neste artigo são abordadas as nossas produções recentes, cujas práticas transitam entre o anacronismo dos processos de produção de imagens manuais frente à visão distópica em relação aos avanços das imagens numerizadas. O trânsito destas produções entre a gravura, o desenho ou a fotografia levantam questões sobre as tensões e deslocamentos do sujeito na arte contemporânea, provocadas pelo embate entre novas e velhas tecnologias.

PORTO ARTE Revista de Artes Visuais n.32 PPGAV-IA-UFRGS. Maio 2012 - online

Capa da revista Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/PortoArte/article/view/43766

‘ESPELHO FEITO DE SOMBRAS’ E ‘I.M.A.G.É.T.I.C.A.’: ENSAIOS DE TEXTO E IMAGENS PUBLICADOS EM REVISTA E LIVRO DA GOTAZ N°02 e GALERIA KAMARA-KÓ, ambas em Belém/PA.

imagetica2

I.M.A.G.É.T.I.C.A. é o título do livro recém-publicado pela Kamara-Kó Galeria e SECULT-PA, com os portfólios dos artistas que integram o staff da galeria. A versão digital está disponível no link abaixo: http://issuu.com/kamarakogaleria/docs/catalogokamarakogaleria 

Já o ensaio livre ‘ESPELHO FEITO DE SOMBRAS’ faz referência às questões que envolvem meu tema de pesquisa: identidade, autorrepresentação e compartilhamento de fotografias via web. Aborda semelhanças entre as fotografias e posturas de fotointernautas com as fábulas de Alice no país das maravilhas e no país dos espelhos, no número 2 da excelente e premiada revista GOTAZ#02, do estúdio GOTAZKAEN dos produtores culturais paraenses. http://www.gotazkaen.com/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: