ORIGANDA, dobraduras e palavras-imagens remetem ao rhinos histórico

DSC_0434

ORIGANDA é meu trabalho na mostra coletiva RHINOS ARE COMING, e foi pensado como um origami para fazer um contraponto sobre a relação palavra x imagem que envolve alguns aspectos da criação da famosa gravura que Albrecht Dürer fez sem nunca ter visto um rinoceronte em vida, no século XVI.

As quatro peças que compõem a série ORIGANDA juntam a rigidez e transparência do papel vegetal, com a delicadeza e precisão dos origamis, que são estampados com os nomes das cidades e personagens que protagonizaram direta ou indiretamente a trajetória intercontinental de Ganda, da Índia à Europa. Sem definição cronológica nem identificação dos narradores, os escritos em português mais parecem fragmentos sussurrados, resquícios de cartas de alguma posta restante ou fragmentos do diário de bordo da Nau desaparecida nas difíceis travessias diplomáticas da época dos descobrimentos. As palavras são como peças soltas de um quebra-cabeças.

Se as sutilezas de esboços e cartas serviram à imaginação de artistas como Dürer numa era pré-fotográfica, as instruções e diagramas dos origamis provocam exercícios à memória, elogios à matemática, à geometria e ao raciocinio lógico. A abstração aqui torna-se o atributo principal do campo das invisibilidades e da livre imaginação. As dobraduras remetem à portabilidade dos mapas, das cartas dos viajantes ao desconhecido, aos segredos e acordos diplomáticos oficializados em trâmites burocráticos, mas as memórias afetivas e até mesmo as brincadeiras infantis também são bem-vindas.

DSC_0440

AUTOR: Flavya Mutran
DATA: Maio de 2014
TÍTULO: ORIGANDA
TÉCNICA: Origami de rinoceronte em papel vegetal 90 g com impressão digital e base de feltro.
DIMENSÕES: 43 x 25 cm
LOCAL: Porto Alegre/RS/Brasil

CEEE_origanda

Origanda, na exposição “Os rinocerontes estão chegando”, no Centro Cultural Érico Veríssimo em Porto Alegre (Brasil). Abaixo, outro múltiplo de Origanda (1/5) em exibição na galeria da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, em Portugal.14 de novembro de 2014.

IMG_0292

IMG_0279

Versão em PDF da publicação na íntegra acesse:

https://docs.google.com/file/d/0B7cSz9PPzh2YeDJqeENwQjdPaTA/edit

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: