DEFESA DE TESE

convite-flavya-mutran-divulgacao

Foi lindo! Cercada de amigos queridos e honrada com uma banca maravilhosa de pesquisadores e artistas que eu respeito e admiro muito.

Grata à Maristela Salvatori por ter me acompanhado nessas e em outras travessias. Abaixo, a transcrição da minha página de agradecimentos:

Esta pesquisa não teria sido possível sem a colaboração decisiva de pessoas e instituições que se fizeram presentes em momentos chaves, do início ao fim. 

“Ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS, meu agradecimento maior. Na memória ficarão as melhores lembranças do convívio com professores, funcionários e colegas. Foi graças a esse ambiente de ideias e trabalhos em grupo que saio com a certeza redobrada da importância de universidades públicas e gratuitas. Nesse momento de incertezas sobre o futuro democrático do país, os campos da Arte e da Ciência se confirmam como espaços de resistência e luta pela manutenção do direito ao conhecimento e à liberdade de expressão. 

Agradeço o apoio da CAPES, através do auxilio de Bolsa, que junto à COMPÓS-PPGAVI, deu condições à elaboração deste trabalho, viabilizando participações em congressos, seminários e publicações ligadas à pesquisa, dando maior visibilidade à mesma. Ao programa PDSE-CAPES, agradeço pela oportunidade do estágio no Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Portugal). 

À Maristela Salvatori, minha querida orientadora no mestrado e doutorado, agradeço a confiança e incentivos que tornaram essa longa jornada de pesquisas uma trajetória leve e inesquecível. Agradeço à Maria Amélia Bulhões, Elaine Tedesco e Marcelo Gobatto, pelas sugestões preciosas no momento da banca de qualificação, e à Paula Almozara, por aceitar se juntar aos demais e compor a banca de avaliação desta pesquisa. Meu respeito e admiração pela trajetória de cada um de vocês só aumenta minha responsabilidade com este trabalho. 

Agradecimentos especiais à Claudia Paim pela valiosíssima experiência da miniresidência no Espaço N, com o apoio da Oficina de Vídeo do curso de Artes Visuais da FURG. À Celia Pereira e Beatriz Rodrigues (Rio Grande Photofluxo – Rio Grande/RS); Irene Almeida e Camila Fialho (Associação Fotoativa – Belém/PA), Orivaldo Rodrigues (Espaço Cultural Banco da Amazônia – Belém/PA), Marcus Mello (Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria da Cultura de Porto Alegre/RS) e Prof. Dr. João Paulo Queiroz (CIEBA-FBAUL – Lisboa/PT). 

À Viviane Gueller, irmã eleita, agradeço pelas leituras, sugestões e afeto, mas principalmente por partilhar os mesmos anseios e alegrias do fazer artístico. Aos queridos Alberto Bitar e Makikó Akao (Kamara-kó Galeria), obrigada pela presença ininterrupta e calorosa, apesar da distância. À Roseli Nery, pelas conversas que atravessaram oceanos; Alexandre Santos, pelo carinho e generosidade na troca de ideias; À Angela Venturela, pelo convívio no atelier de Gravura do IA; à Fernando Schmitt, pela façanha de transformar um “grupo de estudos” em sinônimo de alegria, embora Edy Kolts, Fabio Del Re, Julio Apple, Cristiano Sant’Anna, Daniel Sasso e Joselito Kuhn tenham muito a ver com isso também. À Tatiana Rayol; Camila Schenkel; Edilson Motta e Marcelo Novaes; Armando Queiroz; Vânia Leal; Orlando Maneschy; Fatinha Silva; Carlos Guerreiro; Elza Lima; Teresa Siza e Walda Marques. Todos os citados confirmam a tese de que fotografias e palavras não são capazes de traduzir o que só a alma consegue reter. 

Dedico este trabalho aos meus pais, Valmyr e Maria Tereza, por serem presentes e amorosos em todos os momentos da minha vida. Ao Lauro, meu companheiro, obrigada por ter me trazido até aqui e por continuar sendo, cada dia mais, meu único e amado porto alegre.

Flavya Mutran (outubro de 2016)”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s