série RASTER – RASTER.txt e RASTER.dump
RASTER diz respeito à natureza de um arquivo de imagem gerado através de algum dispositivo eletrônico, seja um scanner, um smartphone ou uma câmera digital. As obras desta série exploram a complexidade sígnica que envolve toda a cadeia funcional de vários sistemas de linguagens, seja ele visual ou sonoro, atuando como forças geradoras de trocas, informações, sensações e estranhamentos.


A série é composta por representações gráficas da estrutura algorítmica de fotografias amplamente conhecidas, propondo para hoje, traduções (im)prováveis para fotografias de ontem, através das subséries RASTER.dump e RASTER.doc.



RASTER.dump
A(s) foto(s) da série RASTER.dump só poderá(ão) ser visualizada(s) a partir da curiosidade e disponibilidade do espectador para se relacionar com as ferramentas usualmente usadas no aparato atual de compartilhamento de imagens digitais. Através de um terminal interativo composto por um monitor, teclado, caixa-fichário e texto com instruções orientando o visitante sobre os procedimentos necessários para acessar o(s) arquivo(s) ali guardado(s), essa instalação propõe um reflexão sobre as mudanças na forma de produção, visualização e guarda de fotografias nos bancos de imagens digitais. Protegidos na invisibilidade aparentemente inviolável de senhas e protocolos alfanuméricos, as fotografias de hoje estão em toda parte, ainda que muitas vezes não estejam fisicamente em lugar algum.
