.RASTER

série RASTER – RASTER.txt e RASTER.dump

RASTER diz respeito à natureza de um arquivo de imagem gerado através de algum dispositivo eletrônico, seja um scanner, um smartphone ou uma câmera digital. As obras desta série exploram a complexidade sígnica que envolve toda a cadeia funcional de vários sistemas de linguagens, seja ele visual ou sonoro, atuando como forças geradoras de trocas, informações, sensações e estranhamentos.

Vista da janela em Le Gras, da série RASTER.dump (Impressão digital em couchet fosco 180g e acabamento em prolan) Foto: Flavya Mutran. Porto Alegre/RS, junho de 2013. Arquivo pessoal.

A série é composta por representações gráficas da estrutura algorítmica de fotografias amplamente conhecidas, propondo para hoje, traduções (im)prováveis para fotografias de ontem, através das subséries RASTER.dump e RASTER.doc. 

Impressão jato de tinta sobre papel sulfite 75g em encadernação costurada para a versão RASTER.doc de ‘Vista da Janela em Le Gras’. Foto: Flavya Mutran. Porto Alegre/RS, junho de 2013. Arquivo pessoal.

RASTER.dump

A(s) foto(s) da série RASTER.dump só poderá(ão) ser visualizada(s) a partir da curiosidade e disponibilidade do espectador para se relacionar com as ferramentas usualmente usadas no aparato atual de compartilhamento de imagens digitais. Através de um terminal interativo composto por um monitor, teclado, caixa-fichário e texto com instruções orientando o visitante sobre os procedimentos necessários para acessar o(s) arquivo(s) ali guardado(s), essa instalação propõe um reflexão sobre as mudanças na forma de produção, visualização e guarda de fotografias  nos bancos de imagens digitais. Protegidos na invisibilidade aparentemente inviolável de senhas e protocolos alfanuméricos, as fotografias de hoje estão em toda parte, ainda que muitas vezes não estejam fisicamente em lugar algum. 

Ouça agora os áudios das leituras das descodificações RASTER.doc disponíveis em faixas sonoras numa playlist da série RASTER.doc in URL: https://goo.gl/kx9Wlt

sobre memórias e esquecimentos

%d blogueiros gostam disto: